Aprofundar a espiritualidade no século XXI

Bíblia

Aspiramos ser uma igreja contemporânea, aberta e acolhedora, uma igreja onde as pessoas se podem relacionar com Deus e com outros. Pretendemos formar uma comunidade de vida abundante, onde através de Jesus Cristo as vidas são transformadas.

Todos são benvindos. Podem ser crentes ou ter reservas em relação à fé cristã. Para nós, ter fé não implica deixar de pensar.

Quem consegue escapar a estes pensamentos: Como pode um Deus de amor, origem de todo o bem, permitir o sofrimento? A ciência, em alguns aspetos, não tem refutado a Bíblia? Com tantas religiões no mundo, como é que podemos afirmar que Jesus é o único caminho – o verdadeiro?

Na igreja do Mirante estamos abertos às suas questões e com vontade de partir consigo à descoberta de respostas que nos ajudem, a todos, a consolidar a nossa fé e a aprofundar a nossa espiritualidade no século XXI.


Partilhar uma fé fresca, viva e tranquila...

Bíblia

O apelo do espiritual é uma constante nos seres humanos. Ao longo do tempo da sua existência neste mundo e por todo o lado, é inegável que a humanidade tem buscado a dimensão espiritual da vida.

Apesar disso, nas últimas décadas, se não séculos, a humanidade ter procurado refutar a sua vertente espiritual, centrando-se na sua natureza puramente material e limitada a um tempo restrito. Nós escolhemos experimentar a vivência da fé cristã e acreditamos que a vida também tem uma dimensão espiritual. Apesar de a humanidade ter acumulado muitos conhecimentos sobre o funcionamento deste mundo, continuamos a acreditar numa realidade maior, inexplicável. Através da fé, a presença de Deus nas nossas vidas pode ser real e transformadora. Com os olhos da fé – uma fé fresca, viva e tranquila – temos acesso a uma visão do mundo em que tudo passa a fazer muito mais sentido.


Formar uma comunidade de fé, viva e autêntica...

Bíblia

Somos homens, mulheres, jovens e crianças de todas as idades, ansiamos aprofundar a nossa experiência com Deus e colocar os nossos talentos e dons ao serviço uns dos outros e do mundo. Para nós, a igreja não é uma mera instituição, com as suas regras, ritos e tradições, mas um espaço onde se estabelecem relacionamentos reais, se atamlaços emocionais profundos e de serviço mútuo.

Não somos perfeitos, temos dúvidas, enganamo-nos e sentimos dificuldades, mas temos uma visão: o amor de Deus revelado em Jesus Cristo. Acreditamos que esse Amor pode penetrar as nossas vidas e transbordar, gerando uma comunidade viva, em permanente interação com o meio, inclusiva e autêntica. Desejamos crescer juntos na fé, tendo como modelo Jesus. Estamos abertos e disponíveis para “passar a Palavra”, para partilhar a nossa experiência com Deus e para a derramar sobre a nossa cidade e o mundo.


Ao encontro do Criador...

Bíblia

Vivemos fascinados pela sinfonia deste Mundo! Somos sensíveis à brisa da manhã, ao cheiro a terra molhada, ao ruído dos trovões e ao bater das ondas do mar, à luz do Sol e à explosão das cores, ao toque das diversas texturas da matéria, à sensação da água fresca, aos rostos das crianças e aos batimentos dos corações... Apreciamos ter tempo para as coisas simples da vida, gostamos de cantar, conversar, reencontrar velhos amigos...

Perante a imensidão do espaço, o ritmo dos fenómenos da natureza, a diversidade das manifestações de vida e a sua unidade, domina-nos um sentimento de admiração e reverência, que nos coloca na pista do mistério da existência e nos abre uma janela para o transcendente. Para nós, este mundo reflete uma imensa criatividade – a do seu Criador. A cada momento, da grandeza e do brilho deste mundo emana o esplendor do rosto de Deus e ecoa a sua gloriosa voz, empurrando-nos para a sua harmoniosa presença. A beleza deste Mundo impele-nos a aprofundar a nossa intimidade com Ele e a envolver-nos na proteção e preservação da Criação.


Compreender a mensagem radical de Jesus...

Bíblia

E se, nos nossos dias, Jesus nos visitasse aqui, na cidade do Porto? Somos capazes de fazer uma ideia de como seria a nossa reação à sua presença entre nós?

Podemos imaginar Jesus a deslocar-se nas ruas da nossa cidade, a comer com os seus amigos num qualquer restaurante do centro ou a satisfazer a sede à mesa de uma esplanada. Talvez pudéssemos encontrar Jesus a subir à Torre dos Clérigos, a avistar lá do alto a nossa cidade ou a deambular pela Foz e pelo Parque da Cidade. Consideramos que a presença de Jesus entre nós seria absolutamente incrível – uma presença surpreendente e magnética! Jesus, certamente apresentando-se de uma forma simples e informal, iria atrair as pessoas, mas pessoas muito diferentes do que seria de esperar, mesmo aquelas que nunca sonharam entrar numa igreja, seriamfortemente atraídas por Ele.

Em pleno século XXI, pretendemos ser uma comunidade de pessoas a viver na permanente presença de Jesus, seguindo-O. Aspiramos encarnar a Sua mensagem na cidade em que vivemos e trabalhamos – o Porto. Pretendemos encontrar e conhecer melhor esse misterioso Jesus, alcançar o cerne da sua mensagem para nós, aqui e agora – naturalmente, uma mensagem para todos os tempos, sempre polémica e radical.


Site Desenvolvido por Back You Up

Deseja fazer uma visita de estudo à Igreja do Mirante?

Pode marcar a visita preenchendo o formulário.

Pode também entrar em contacto connosco através do email igreja@mirante.pt